quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pascoa 2012




Espinho Vive a Semana Santa é o lema encontrado para uma semana que se quer maior naquela que é considerada a Rainha da Costa Verde.

As paróquias de Espinho e Anta promovem a encenação dos últimos dias da vida de Jesus Cristo, como forma de manter uma tradição e o não esquecimento das raízes culturais e cristãs do povo português. Sentimos que, também, por aqui se rasgam caminhos de Nova Evangelização.

Sendo Espinho uma cidade que nesta quadra recebe muitos turistas, nomeadamente espanhóis, também estas iniciativas ajudam a promover a cidade e a projectá-la no âmbito nacional e ibérico.

Para além das celebrações bem vividas e muito preenchidas do Tríduo Pascal apresentamos então um conjunto de outras iniciativas que preenchem toda a semana santa com o seguinte programa:

Procissão de Ramos 1 Abril - 15:00 horas da Igreja Matriz de Anta para a Igreja Matriz de Espinho

O Domingo de Ramos é o pórtico de entrada na Semana Santa. Neste dia a Igreja comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. A Procissão terá início na Igreja Matriz de Anta, com a Bênção dos Ramos, seguindo pelas ruas da cidade com encenação de alguns acontecimentos da época até à Igreja Matriz de Espinho onde terminará com Eucaristia.

Concerto de Trevas 2 Abril – 21:30 horas na Igreja Matriz de Espinho

Encenação da Última Ceia 2 Abril - 21:30 Horas na Igreja Matriz de Anta

3 Abril - 21:30 horas Igreja Matriz de Espinho e Largo da Câmara Municipal

Representação da última ceia de Jesus com os seus discípulos, agonia no Monte das Oliveiras (Getsémani) e julgamento do Sinédrio.

Concerto de Páscoa 4 Abril - 21:30 horas Igreja Matriz de Espinho

Via-sacra 6 Abril - 18:00 horas do Largo da Câmara Municipal para a Igreja Matriz de Espinho

A representação das últimas horas da vida de Jesus é de todos os momentos a mais solene e comovente. Terá início no Largo da Câmara Municipal com a representação do julgamento de Pilatos, prosseguindo com os vários momentos da via dolorosa de Jesus até à crucificação e colocação do Seu corpo no sepulcro na Igreja Matriz de Espinho.