domingo, 9 de junho de 2013

XVII Encontro de Estátuas Vivas 2013 em Espinho


http://local.pt/xvii-encontro-de-estatuas-vivas-2013-em-espinho/

ESPINHO – Espinho prepara-se para receber o XVII Encontro Internacional de Estatuas Vivas no próximos dias 8 e 9 de junho no Largo da Câmara Municipal de Espinho. Desde 1997, o Encontro de Estátuas Vivas constituiu um dos pontos altos de animação de rua da cidade e visa incentivar e divulgar a criação artística nas artes performativas.

Este ano estarão presentes no XVII Encontro Internacional de Estátuas Vivas, 41 Estátuas a concurso e 9 convidados vindos de Espanha, Holanda e Áustria.

No sentido de ampliar a qualidade e visibilidade dos Encontros de Estátuas Vivas que se constituem, cada vez mais, como festas da criatividade, a Câmara Municipal de Espinho promove na noite anterior, sábado (dia 8), o Luar de Estátuas que reunirá num ambiente mágico, 16 "estátuas" de participantes premiados pelos Júris em edições anteriores do Encontro.

O António Gomes dos Santos, recordista mundial da imobilidade, tem sido presença habitual neste encontro, seja como convidado especial ou como formador, dando um contributo insubstituível ao bom êxito desta iniciativa e integra, desde há vários anos, o júri do Encontro. O recordista mundial participará no Lu(g)ar de Estátuas e no domingo, das 14:30 horas às 15:30 horas, abrirá o Encontro de Estátuas Vivas.

Estes encontros são um modo privilegiado de aproximação da arte ao quotidiano e os “homens estátua” não param de nos surpreender com criações de um grande rigor técnico e de uma rara beleza plástica.

A cada ano assistem a esta iniciativa milhares de pessoas que, independentemente da sua idade e formação cultural e estética, revelam um grande fascínio pelas performances de imobilidade expressiva e estabelecem com os artistas uma comunicação intensa e cúmplice.